quinta-feira, agosto 12, 2010



:| Sexta-feira 13 _de Agosto o mês do Desgosto :|

A mais popular superstição entre os cristãos, diz que quando um dia ‘13’ cai numa sexta-feira é um dia de azar. Segundo o Guia dos Curiosos a explicação é que Jesus Cristo foi crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, tinham 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos. Será??? Já a lenda da mitologia nórdica tem duas outras versões, na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. Aff quanta besteira! RsrS segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.Em várias regiões do planeta este número é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. A começar por ‘Zagalo’ rsrs

Curioso: Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de Paraskavedekatriaphobia ou parascavedecatriafobia, ou ainda frigatriscaidecafobia.

O mês de agosto é popularmente conhecido como o mês do desgosto, ou do azar. Não há nenhuma explicação para que essa crença tenha tomado tamanha proporção em tantas culturas.A verdade é que essa crença popular não é somente um ditado popular que rima; é, também, uma superstição internacional de grande aceitação entre nós, principalmente na zona rural do país, destacando-se, de modo muito particular, em todo o Nordeste, onde o processo de colonização foi homogeneamente português. Mas, apesar de muita gente se dizer incrédulo nos azares próprios do mês de agosto, muitos não se casam, não se mudam, não viajam e não fazem negócios em agosto (Alguns Argentinos não lavam a cabeça). A verdade é que as pessoas - acreditando ou não - preferem não brincar com o mágico, com as coisas do sobrenatural.

Pode ser por medo, superstição ou simplesmente por costume, mas o fato é que um dia 13 cair em uma sexta-feira nunca é bem-visto pelas pessoas, muito menos se isso ocorrer em um mês de agosto, historicamente considerado o "mês do desgosto".

A maioria das pessoas diz não ser supersticiosa, mas tem hábitos diários típicos de quem é. Estas crenças, grande parte nascidas em bases religiosas, já fazem parte de muitas culturas.

Acredite ou não, mas o fato é que, segundo especialistas, um povo que cultua muitas crenças pode ser facilmente manipulado.

E você acredita nessas crendices? Apenas respeita? Ou não acredita mesmo e...? rs

3

3 Comentários:

Vocês Vão Ter Que Engolir disse...

MEU DEUSSS
Nem sabia que amanha era sexta feira 13!
MEDO!
zhauzhauzhuazhua

keka disse...

Ihhh caraca ....
rssss
NEM VOU LER ESSE TEXTO TODO ...
mas nem lebrava que amanha eh sexta feira 13 :x

beijo nanyyyyy love U

Naírla Silva disse...

Ahh cara nem acredito nisso rs. Bjs

http://coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

Postar um comentário

Mostre o escritor(a) que existe em você.

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t