quarta-feira, agosto 25, 2010


Será que o Veneno da invídia corre em suas veias?

A inveja, um dos sete pecados capitais, é o desejo por atributos, posses, status ou habilidades de outra pessoa. Não é mais do que um sentimento de inutilidade que gera uma revolta por não sermos como os outros são. Quantas vezes não reparamos o tom de desinteresse e incômodo por parte das pessoas quando falamos em algo positivo que nos aconteceu? E quantas vezes contamos uma tragédia que se passou com alguém que, pelo contrário, desperta o interesse de todos?

Todos nós sentimos naturalmente inveja (o que nos consola profundamente), seja duma forma mais ou menos positiva. Mas muitas vezes na nossa vida somos vítimas da inveja desenfreada de pessoas com quem somos obrigados a conviver.

A crítica é um exemplo, sendo das máscaras da inveja a mais subtil e, ao mesmo tempo, a mais evidente. Isto porque, sempre que caluniamos alguém (ou o criticamos destrutivamente) é porque nos sentimos inferiores a essa pessoa. Daí essa necessidade em falar mal da pessoa que tanto invejamos.

Uma pessoa venenosa afeta qualquer área de nosso bem-estar com seus comentários desnecessários. O que revolta, é o prazer que elas têm nisso. Parece uma vitória. O pior está por vir, esse tipo de sentimento é mais comum do que parece, estão por todas as partes, até mesmo dentro da sua roda de amizades. Cuidado, pois muitas vezes somos enganadas pelo disfarce de cordeiros, mas a alma é de cobra venenosa.

Você até pode se auto-enganar e dizer que isto não o afeta, porém, a insegurança, irritação, medos, letargia e depressão podem afetar inúmeras pessoas (sem generalizar, existem casos e casos).


Temos que ter consciência que pessoas assim existem e precisamos eliminar-las de nossas vidas. Se elas não tem consciência do seu sentimento e fala o que vem à mente, sem censura, não é possível simplesmente abaixar a cabeça e aceitar as ofensas te esmagando como um rolo compressor. Você pode ser maravilhosa, mas se estiver perto de alguém tóxico se transformará em uma pessoa que nem mesmo você conseguirá reconhecer, pois ela traz à tona o que há de pior em sua essência fazendo com que aja de modo tão negativo que mais tarde terá vergonha das suas próprias ações.

Tire esse desejo de possuir o que outro tem (acompanhado de ódio pelo possuidor) de seu coração!

Psicólogos afirmam que muitos não conseguem viver bem com o sucesso dos outros porque talvez este processo venha da convivência no ambiente familiar, onde comparações são frequentes”. A sociedade partilha também responsabilidades neste processo: desde muito cedo somos comparados com aquela que é mais bonita ou com aquele que tira boas notas. Esse tipo de críticas comparativas geram um sentimento de humilhação que nos faz sentir incapazes de obter o que o outro tem. Na escola, na família ou na sociedade em geral a competição baseada na idéia de que o outro não pode ser melhor do que eu acaba por gerar insatisfação comigo próprio, fazendo crescer na sociedade um sentimento geral de desamor social.

Diga “não” à inveja, ao ciúme, ao ódio e não aceite ser vitima de ninguém e sim, ser uma pessoa segura sem ser contaminada por venenos que muitas vezes não são reais. Pensem nisso!






2

2 Comentários:

Jéssica Mariane :D disse...

Inveja, ciúme , rancor, ódio , maldade... essas e muitas coisas ruins não nos levam A NADA neguinha !

'' SE VOCE QUER SER FELIZ POR UM MINUTO, VINGUE-SE , SE QUER SER FELIZ PRA SEMPRE PERDOE !''

existem vários tipos de inveja, até as invejinhas boas, como eu tenho de voce morar ai a um pulo da praia e eu aqui nessa poluição de sampa .kkkkk , mas eh isso nega, ÓTIMO POST.

TE AMO PRIIMA !

☆ılıl.ılıı Nany ılıl.ılıı☆ disse...

vlw nega!
é existe inveja boa sim, mas n quis postar aki pq é um assunto muito peculiar e p/ abrangi-lo bem o post ficaria enooooooooooormeeeeeeee.
Essa inveja positiva q sentimos é otimo p/ evoluir-mos em tds os sentidos, soh ñ podemos ser fraco e deixar ela se transformar numa invídia de rancores.

Postar um comentário

Mostre o escritor(a) que existe em você.

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t